O vídeo em questão foi divulgado inicialmente pelo jornal britânico The Sun e teria sido gravado durante a Eurocopa deste ano, onde Coote atuava como VAR. Após a divulgação das imagens, a UEFA tomou a decisão de suspender o árbitro. Essa não é a primeira vez que Coote enfrenta sanções, recentemente a entidade responsável pela arbitragem na Inglaterra também o puniu por conta de outro vídeo, onde ele ofendia a equipe do Liverpool e seu treinador.
No vídeo anterior, que remonta a um jogo entre Liverpool e Burnley em 2020, Coote é flagrado proferindo xingamentos e críticas a Jürgen Klopp. Apesar de a federação inglesa já ter tomado medidas em relação a essa situação, a nova polêmica parece indicar um padrão de comportamento problemático por parte do árbitro.
Diante desses episódios, a reputação de David Coote como árbitro de futebol está severamente comprometida. A suspensão imposta pela UEFA mostra que a entidade leva a sério a conduta de seus árbitros e está disposta a agir quando ocorrem violações éticas. Resta agora aguardar qual será o desfecho dessa situação e como Coote irá lidar com as consequências de seus atos.