A iniciativa partiu de uma parceria entre as Secretarias de Ordem Pública e Educação, com o objetivo de aprimorar o trabalho realizado nas unidades de ensino. Para marcar o encerramento da primeira turma de treinamento, foi realizada uma cerimônia de entrega de certificados no Planetário e Casa da Ciência, na última quinta-feira (31).
O curso abrangeu vigilantes de escolas, anexos educacionais, creches e unidades administrativas da educação municipal. Além do Protocolo de Segurança Escolar, os participantes também receberam instrução em primeiros socorros, especificamente no que diz respeito ao “Stop the Bleed” (Estancar o Sangramento), técnica importante para situações de emergência. Além disso, eles foram treinados em técnicas de defesa pessoal, preparando-os para enfrentar possíveis agressores.
Durante a cerimônia de certificação, que contou com a presença do secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Enio Bolivar, e da secretária municipal de Educação e Esporte, Eliete Rocha, foi destacada a importância do trabalho realizado pelos vigilantes escolares. Eles são fundamentais para garantir a segurança e um ambiente educacional adequado para os estudantes.
O secretário Enio Bolivar destacou que a cerimônia de certificação é um reflexo do compromisso do município em proporcionar uma educação de qualidade aliada à segurança dos alunos. Além disso, ele ressaltou que o evento marcou a valorização dos profissionais que atuam como vigilantes e auxiliares de vigilância escolar.
A Secretaria Municipal de Ordem Pública já está se preparando para a realização do segundo ciclo de capacitações, que está previsto para acontecer ainda este ano. Essa iniciativa evidencia o compromisso do município de Arapiraca em promover a segurança nas escolas e melhorar o desempenho dos profissionais que atuam nessa área.
É importante ressaltar que a participação dos vigilantes escolares nesse ciclo de capacitações é fundamental para o aprimoramento das práticas de segurança nas escolas municipais. O treinamento recebido permitirá que esses profissionais tenham mais segurança no desempenho de suas funções, além de oferecer aos estudantes um ambiente escolar mais seguro e propício para o aprendizado.