Os alunos arapiraquenses que avançaram para a segunda fase da competição são Maria Eloá da Silva, do 9º ano, da Escola Municipal Fernando Collor de Mello, Matheus Barros Costa, do 8º ano, da Escola Domingos Lopes, e Pedro Antônio Pessoa Amorim, também do 8º ano, da Escola Municipal Divaldo Suruagy. Eles contarão com o apoio dos professores Anderson Silva, Natanielle Oliveira e Luiz Paulo, além das equipes das escolas e da Secretaria Municipal de Educação e Esportes.
A próxima etapa da ONC acontecerá nos dias 14 e 15 de setembro e será realizada de forma online. A competição é composta por duas fases, que abrangem provas objetivas e discursivas, contemplando questões de Astronomia, Biologia, Física, História e Química. Além disso, há também uma parte experimental que envolve atividades práticas relacionadas às áreas científicas.
A Olimpíada Nacional de Ciências faz parte do Programa Ciência na Escola e é destinada a estudantes do Ensino Médio e do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Ela é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com cinco entidades científicas: Associação Brasileira de Química (ABQ), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Instituto Butantan, Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e Sociedade Brasileira de Física (SBF).
A participação dos estudantes de Arapiraca nessa competição é de extrema importância, pois evidencia o potencial científico da rede municipal de ensino da cidade. Além disso, proporciona uma oportunidade para que os jovens possam aprimorar seus conhecimentos e despertar ainda mais o interesse pela ciência.
Desejamos sucesso aos estudantes nessa próxima etapa da Olimpíada Nacional de Ciências e que eles possam representar Arapiraca de forma brilhante. Estamos na torcida pelo excelente desempenho dos alunos e pela conquista de bons resultados nessa competição de grande relevância para a área científica do país.