As instituições contempladas foram a Escola Fernando Collor de Melo, localizada no bairro Canaã, e o Centro de Educação Infantil Berenice Miranda Neto, no bairro Planalto. A primeira etapa do projeto consistiu na distribuição de kits de higiene bucal para os alunos, seguida de orientações sobre a correta escovação dos dentes. Além disso, foi estabelecido que os estudantes que necessitassem de tratamento odontológico seriam encaminhados para unidades de saúde de referência.
Essa iniciativa está inserida no Programa Saúde na Escola (PSE) e representa uma parceria entre a Coordenação de Saúde Bucal, representada pelas coordenadoras Fernanda Mafra, Danyella Leandro e Hellyclécia Albuquerque, as equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Canaã e Planalto, a Secretaria de Educação e o Ministério da Saúde. O evento é parte de uma ação nacional que visa combater vulnerabilidades que possam afetar o desenvolvimento dos estudantes da rede pública de ensino, além de apoiar a capacitação dos profissionais da Saúde e Educação.
De acordo com Fernanda, a integração entre escola e Atenção Primária é um dos pontos cruciais do PSE. “Dar atenção à saúde bucal no ambiente escolar é essencial para desenvolver hábitos saudáveis desde a infância, o que contribuirá para a redução de riscos a curto e longo prazo”, ressaltou a coordenadora.
Em Arapiraca, o programa está presente em 35 escolas e centros de educação infantil, beneficiando um total de 10.384 alunos. O projeto “Mais Saúde Bucal”, realizado nesta quarta-feira, foi uma ação especial em celebração aos 20 anos do Brasil Sorridente, Política Nacional de Saúde Bucal.