O projeto, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), busca sensibilizar as mães sobre a importância das consultas pré-natais. De acordo com a coordenadora do Programa Criança Feliz, Marina Maria, a redução da mortalidade materno-infantil é uma das prioridades da gestão do prefeito Luciano Barbosa.
A entregue dos enxovais é uma das ações desenvolvidas para garantir a saúde materna e infantil desde a gestação até os três anos de idade. O projeto também oferece atenção integral às gestantes residentes no município que utilizam os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), auxiliando no crescimento e desenvolvimento saudável.
Durante o evento, a secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo, ressaltou a importância do apoio familiar e da rede de proteção durante a gravidez. Ela destacou que o projeto tem o objetivo de oferecer o melhor para as gestantes, por meio da união das políticas públicas de saúde e assistência social.
Fabrícia Galindo ainda enfatizou a necessidade de realizar o pré-natal de forma adequada, pois além de proteger a saúde do bebê, também protege a saúde das mães. Ela incentivou as gestantes a seguirem todas as orientações e exames para garantir esses cuidados.
O projeto Mãe Arapiraquense: Árvore da Vida busca promover a prevenção de doenças e oferecer suporte durante a gestação. A entrega dos enxovais para as gestantes é uma forma de proporcionar um momento de cuidado e acolhimento, além de reforçar a importância do pré-natal.
Com ações como essa, a Prefeitura de Arapiraca visa garantir a saúde e bem-estar das gestantes e seus bebês, contribuindo para a redução da mortalidade materno-infantil e promovendo uma gestação mais tranquila e segura.
A iniciativa é mais uma prova do compromisso do poder público com a saúde da população, principalmente das gestantes, e mostra a importância do trabalho conjunto entre diferentes setores para garantir o bem-estar de todos.