ARAPIRACA – Projeto Leitura na Praça cativa mais de 200 crianças e jovens em apenas um mês.

A Biblioteca Municipal Professor Pedro França Reis, localizada em Arapiraca, conta com um acervo literário incrível, composto por mais de 20 mil títulos. Para promover a leitura e incentivar a educação patrimonial, a equipe da biblioteca, vinculada à Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, realiza diversas atividades.

No entanto, visando alcançar um público ainda maior, todo esse acervo literário está sendo levado para as ruas, por meio de um projeto chamado “Leitura na Praça”. Essa iniciativa consiste em disponibilizar os livros e as atividades relacionadas à leitura para os moradores de Arapiraca que passam pelo Centro da cidade às quintas-feiras.

A primeira edição do projeto ocorreu no dia 12 de julho e já encantou os participantes desde o início. Durante as atividades, são realizadas rodas de conversa, leitura de trechos de livros, apresentação de diversos gêneros literários e também atividades lúdicas que remetem à história, cultura e pontos turísticos de Arapiraca.

A iniciativa já realizou seis edições e está se consolidando no calendário da cidade, conquistando um público cada vez mais fiel. Segundo o diretor da Casa da Cultura, John Elvis, o objetivo do projeto é aproximar a leitura da comunidade. Ele destaca que muitos pais têm informado à equipe da biblioteca que as crianças já ficam ansiosas pela quinta-feira, dia em que o projeto acontece na praça.

John Elvis ressalta também que o projeto tem um caráter político e cidadão, uma vez que foi criado a partir de dados alarmantes sobre o baixo índice de leitores no Brasil. Além disso, junto com a leitura, a equipe da biblioteca promove um trabalho de educação patrimonial, divulgando os patrimônios culturais de Arapiraca e permitindo que os cidadãos tenham acesso à sua história e identidade, promovendo assim o sentimento de pertencimento.

A secretária municipal de Cultura, Lazer e Juventude, Marília Albuquerque, destaca a importância do projeto “Leitura na Praça” para atrair a atenção da população e mostrar o que a Biblioteca e a Casa da Cultura têm a oferecer. Segundo ela, a biblioteca é vista não apenas como um espaço físico, mas como a sala de estar da comunidade, e as ações de fomento à leitura vão além das dependências da Casa da Cultura.

Com o objetivo de promover a leitura como um hábito e ampliar o acesso à cultura, o projeto “Leitura na Praça” tem se mostrado um importante aliado nessa missão. Através desse projeto, os moradores de Arapiraca têm a oportunidade de se aproximar do mundo dos livros e descobrir todo o conhecimento e imaginação que eles podem proporcionar.

Sair da versão mobile