ARAPIRACA – Prefeitura de Arapiraca realiza ações integradas em alusão ao Janeiro Branco e Roxo para promover saúde mental e prevenção da hanseníase.

Durante todo o mês de janeiro, a cidade de Arapiraca está sendo palco de diversas ações voltadas para a saúde mental e o combate à hanseníase. Promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde, as atividades fazem parte das campanhas do Janeiro Branco e Janeiro Roxo.

Para o Janeiro Branco de 2024, o tema escolhido foi “Saúde mental enquanto há tempo! O que fazer agora?”. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da prevenção de doenças como ansiedade, depressão, crise do pânico e síndrome de Burnout, que podem ser desencadeadas por fatores como estresse, genética, abuso de substâncias e traumas. Além disso, a campanha destaca a importância de cuidados físicos, como praticar exercícios, alimentar-se de forma saudável e investir na qualidade do sono.

Neste mês, também é realizado o Janeiro Roxo, com o tema “Conhecer, tratar e acolher”. A campanha visa aumentar a conscientização sobre a hanseníase, uma doença infecciosa crônica e curável que causa lesões na pele e danos aos nervos. O Brasil é um dos países com maior número de novos diagnósticos da doença no mundo, o que reforça a relevância dessa iniciativa.

Diversas atividades estão sendo realizadas ao longo do mês para promover esses temas. Entre elas, estão programadas ações no Instituto Teodora Albuquerque (ITA), no Caps AD e no CAPS Nise da Silveira, além de um Grupo de autocuidado à Hanseníase no Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA) e o evento Saúde na Praça, que enfatiza a importância dos cuidados com a saúde mental e a prevenção e diagnóstico precoce da hanseníase.

Essas ações têm como objetivo não apenas informar a população sobre os temas, mas também oferecer suporte e orientação para aqueles que precisam de ajuda profissional. Ao promover a conscientização e proporcionar assistência, a Prefeitura de Arapiraca busca contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo