A abertura do evento foi marcada pela apresentação dos alunos da Escola de Ensino Fundamental Divaldo Suruagy, que contaram a história do município de Arapiraca sob a perspectiva da fundadora Maria Valente. O adolescente Flávio Ivanildo, do Núcleo de Cidadania de Adolescentes de Arapiraca (NUCA), também fez sua participação, dando as boas-vindas aos presentes e destacando a importância do evento para a comunidade.
Ao longo do Fórum, foram discutidas as ações e metas do Selo Unicef, com a participação da articulação municipal e da comissão Intersetorial, que engloba diversos setores, como Educação, Desenvolvimento Social, Saúde, Gestão Pública, Comunicação, entre outros. A importância desse encontro foi ressaltada por Patrícia Santana, articuladora do Selo Unicef em Arapiraca, que destacou a relevância dos resultados apresentados e a trajetória do programa no período de 2021 a 2024.
O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância que tem como objetivo reconhecer avanços na promoção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios brasileiros. O II Fórum Comunitário foi crucial para a certificação no Selo Unicef, demonstrando o comprometimento da cidade de Arapiraca com o bem-estar e desenvolvimento de suas crianças e jovens.