O encontro aconteceu no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e contou com a participação de representantes da comunidade, autoridades locais e especialistas no assunto. A conferência teve como propósito incentivar a elaboração de propostas de políticas públicas de forma democrática e participativa.
Durante o evento, foram abordados cinco eixos de discussão: estratégias para manter e aprimorar o controle social, garantia de acesso às políticas públicas, financiamento da promoção dos direitos da pessoa com deficiência, cidadania e acessibilidade, e os desafios da comunicação universal.
Segundo a secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo, a conferência é um ponto de partida para avançar nas políticas públicas voltadas para a pessoa com deficiência. A secretária ressaltou a importância da participação de diversas pessoas engajadas nessa luta.
Durante o evento, os alunos da Pestalozzi Arapiraca realizaram uma intervenção artística por meio da dança, que trouxe à tona a luta e as conquistas das pessoas com deficiência. A apresentação foi aplaudida pelos presentes e destacou a importância da inclusão social.
Além dos representantes locais, a conferência contou com a presença da secretária de Estado da Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Aline Rodrigues, do presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Josete Miranda, do vereador Adriano Targino e do presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Jorge Porto.
Essa conferência representa um avanço significativo no município de Arapiraca ao promover a discussão e a busca por soluções para a inclusão e o bem-estar das pessoas com deficiência. A partir das propostas apresentadas e das discussões realizadas, espera-se que as políticas públicas locais sejam aprimoradas e que a cidade se torne cada vez mais acessível.