O plano tem como objetivo traçar um diagnóstico da segurança em Arapiraca e implementar ações para fortalecer os laços e aprimorar a segurança local. Em parceria com os órgãos de segurança e a classe empresarial, o plano foi desenvolvido considerando quatro regiões geográficas da cidade, classificadas de acordo com o nível de segurança e prevenção.
Durante o evento, foi apresentado o programa Ronda Arapiraca (Rondar) e assinado o Termo de Aquisição de Veículos para as atividades nas comunidades. O secretário Ênio Bolívar destacou que quatro viaturas e agentes motorizados serão responsáveis por patrulhar escolas, creches, praças, unidades de saúde e outros espaços públicos, em colaboração com o 3º Batalhão Militar, o setor produtivo local e o Conselho Municipal de Segurança.
O prefeito Luciano Barbosa elogiou a equipe da Secretaria de Ordem Pública e os parceiros envolvidos na iniciativa, ressaltando a importância do fortalecimento das condições de segurança para a sociedade. Além disso, a presença de autoridades como o novo comandante do 3º Batalhão Militar, secretários municipais e vereadores, demonstrou o apoio e engajamento da comunidade local.
A participação ativa de entidades como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/Arapiraca), o Sindicato do Comércio Varejistas de Arapiraca (Sindilojas) e empresários locais, reforça a importância da união de esforços para garantir a segurança e o bem-estar de todos. Com a implementação do Plano Municipal de Segurança Pública, Arapiraca dá mais um passo em direção a um ambiente seguro e protegido para seus cidadãos.