O principal objetivo desse evento é trazer visibilidade para um tema que possui grande relevância em diversos setores da sociedade, como saúde, assistência social e economia. Além disso, a conferência também tem como propósito preparar o terreno para a criação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.
Na primeira reunião realizada para discutir esse assunto, esteve presente a presidente do Conselho Estadual, a professora doutora Thatiana Fávaro. Durante sua participação, ela abordou questões relacionadas a indicadores e formas de diagnóstico, além de capacitar os presentes sobre os atos normativos que irão viabilizar a criação do conselho no município.
A secretária de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo, ressaltou a importância de reunir pessoas que trabalham com essa temática na cidade, tanto do setor público quanto do privado. O objetivo é unir esforços para construir, passo a passo, esse importante instrumento de controle social.
Além da presença da secretária, também estiveram presentes representantes das secretarias de Saúde, Agricultura e Educação, assim como membros da sociedade civil, incluindo o Sesc, que está diretamente ligado ao programa Mesa Brasil, e a equipe nutricional do Arapiraca Shopping.
Um dos principais destaques quando se fala em segurança alimentar na cidade é o Restaurante Popular Jerimum. Com capacidade para oferecer mais de 20 mil refeições por mês a um preço popular, o estabelecimento se destaca não só pelo ambiente climatizado e acessível para pessoas com deficiência, mas também pelo cardápio variado e nutritivo. Tudo isso reforça o compromisso da Gestão em promover a segurança alimentar para a população.
Com todas essas ações voltadas para o tema, Arapiraca caminha em direção a um desenvolvimento mais sustentável, buscando garantir que todos os seus habitantes tenham acesso a uma alimentação adequada e nutritiva. A criação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional será mais um passo importante nesse processo, visando criar políticas e ações efetivas para promover a segurança alimentar no município.