A programação da campanha inclui ações como marcação de mamografia, coleta de citologia e orientação ao público. No primeiro dia, o horário foi das 11h às 21h, já nos dias 4 e 5, o horário será das 10h às 17h. Além disso, o shopping também abrigará a exposição “A Mulher e o Câncer de Mama no Brasil” em seus horários de funcionamento.
O evento contou com a presença do prefeito Luciano Barbosa, da secretária de Saúde, Jackelline Barbosa, da coordenadora municipal da Saúde da Mulher, Layza Oliveira, e de toda a equipe da secretaria. Também estiveram presentes a secretária de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo, os vereadores Leo Saturnino e Wellington Magalhães, e mulheres que superaram a doença e foram homenageadas.
Durante o evento, a secretária Jackelline ressaltou a importância das ações de saúde da mulher no mês de outubro, tanto em eventos como esse quanto nas unidades básicas de saúde. Ela ressaltou a responsabilidade da própria mulher em realizar o autoexame e observar os sinais com atenção, já que cerca de 80% dos casos de câncer de mama são descobertos por elas mesmas. Esse diagnóstico precoce possibilita um tratamento menos agressivo e maiores chances de cura.
O câncer de mama é o tipo que mais acomete as mulheres e tem a maior taxa de mortalidade no Brasil, com cerca de 70 mil novos casos em 2023. Entre os principais sintomas estão nódulo fixo e indolor, pele da mama avermelhada ou com textura de casca de laranja e alterações no mamilo, como a saída espontânea de líquido.
A porta de entrada para o diagnóstico e tratamento da doença é a Unidade Básica de Saúde. Diante de qualquer sintoma, a orientação é procurar uma UBS de referência e garantir um diagnóstico precoce e um tratamento tranquilo.
A campanha realizada pela Prefeitura de Arapiraca é de extrema importância para conscientizar a população sobre a prevenção e o controle do câncer de mama. É fundamental que as mulheres estejam atentas aos sinais da doença e realizem o autoexame regularmente. A prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para aumentar as chances de cura e diminuir a taxa de mortalidade causada por essa doença.