Um dos marcos dessa transformação foi a implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) em 100% das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Essa ação visa proporcionar mais agilidade e eficiência nos atendimentos, representando um grande avanço na modernização do serviço oferecido.
Em relação ao uso do PEC, o número de produções passou de 25 mil, em 2022, para mais de 40 mil em 2023. Esse aumento foi viabilizado também pela distribuição de aparelhos exclusivos para o gerenciamento do prontuário, utilizados por todos os profissionais ativos nas unidades.
Outro avanço notável foi a implantação do Hórus, um sistema nacional de gestão da assistência farmacêutica, que permite o controle de estoque e a distribuição dos medicamentos disponíveis no SUS. Esse sistema está disponível nas farmácias de todas as 39 UBS do município.
Além disso, a Prefeitura adquiriu mais de 1,8 mil itens de informática, incluindo computadores, tablets, notebooks, impressoras, entre outros. A maior parte desses investimentos partiu de recursos próprios, demonstrando o compromisso da Gestão Municipal com a modernização e o suporte tecnológico na área da saúde.
A Atenção Primária também conta com o programa Telessaúde, do Governo Federal, que foi implantado em 100% das unidades, visando fortalecer e melhorar a qualidade do atendimento por meio de ferramentas e tecnologias da informação e da comunicação.
Para o ano de 2024, estão previstos novos avanços tecnológicos, como a execução de um portal digital com informações sobre os serviços oferecidos, a marcação de exames via Whatsapp ou aplicativo Meu SUS Digital, criação de uma Sala de Situação em parceria com a Vigilância Sanitária, um sistema de gestão de leitos, o sistema de prontuário nas Unidades Especializadas e outras iniciativas que visam aprimorar ainda mais a tecnologia na Atenção Primária de Arapiraca.
Diante dos investimentos e avanços realizados, é evidente o compromisso da Prefeitura de Arapiraca com a modernização e a excelência no atendimento em saúde, por meio do uso estratégico da tecnologia. A implementação dessas ferramentas contribui não apenas para a eficiência dos serviços, mas também para o bem-estar e a qualidade de vida da população atendida.