A UBS do João Paulo II conta com duas equipes do Programa Saúde da Família (PSF), compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, cirurgião-dentista, auxiliar de saúde bucal e agentes comunitários de saúde. Além disso, a unidade possui uma gerência exclusiva, auxiliares administrativos, agentes de manutenção, agente de portaria e ambientes humanizados, com pintura exclusiva, visando proporcionar um ambiente acolhedor e qualificado para os pacientes.
Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito Luciano Barbosa ressaltou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) e a relevância das unidades básicas no acolhimento e tratamento da população. Segundo ele, a UBS é a porta de entrada para a maioria dos brasileiros em busca de assistência à saúde, e deve oferecer receptividade, acolhimento, resolutividade e encaminhamento adequado.
A secretária municipal de Saúde, Jackelline Barbosa, destacou a importância do alinhamento entre um espaço físico adequado e uma equipe qualificada para o atendimento. Ela ressaltou a valorização de todos os profissionais envolvidos no funcionamento da UBS, desde os profissionais da saúde até os agentes de limpeza e portaria.
A entrega da UBS do João Paulo II faz parte das ações promovidas pela gestão do prefeito Luciano Barbosa na área da saúde, em comemoração ao centenário da cidade de Arapiraca. A reconstrução da unidade se junta a outras importantes entregas realizadas nos primeiros meses de 2024, como as UBS da Vila São José e do bairro Bom Sucesso, e o Ambulatório Integrado de Saúde Mental.
Para a superintendente de Atenção à Saúde, Rafaella Albuquerque, cada nova unidade de saúde entregue é motivo de celebração, demonstrando o crescimento e desenvolvimento da cidade de Arapiraca. A entrega da UBS do João Paulo II representa mais um avanço na oferta de serviços de saúde à população local, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos moradores da região.