Essa parceria faz parte das ações do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR), que também conta com a participação de sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras rurais. O primeiro dia do mutirão contou com a presença do secretário-adjunto de Desenvolvimento Rural, Josimar da Silva, o coordenador do Ministério da Agricultura e Pesca (MAPA) em Alagoas, Jorge Marques, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Arapiraca, Geraldo Balbino, e o presidente-interino da União das Associações de Moradores de Arapiraca e do Agreste (UNAMAA), José Barbosa.
Diversos órgãos estão envolvidos nessa iniciativa, como o Incra, Instituto de Identificação do Estado de Alagoas, a Delegacia Regional do Trabalho, a Caixa Econômica Federal, a Fetag, a Secretaria de Estado da Mulher e Direitos Humanos- SEMUDH, a Emater e as prefeituras. No mutirão, estão sendo emitidos diversos documentos, como identidade (RG), CPF, carteira de trabalho (CTPS), CA, CAR e ITR.
O mutirão continuará nos próximos dias, sendo realizado na Escola de Campo, no bairro Batingas, na quinta-feira (24) e concluído na sexta-feira (25). Além disso, o programa do MDA tem planos de realizar mais quatro mutirões entre os meses de agosto e setembro nas cidades de Arapiraca, Palmeira dos Índios, União dos Palmares e Delmiro Gouveia.
Segundo Gilberto Coutinho, coordenador do Escritório do MDA em Alagoas, a expectativa é realizar entre 1.200 e 1.600 atendimentos à população rural do estado. Essa iniciativa visa garantir o acesso a documentos fundamentais para a cidadania das trabalhadoras rurais, proporcionando inclusão e facilitando o acesso a direitos e benefícios.
Para mais informações sobre o mutirão e sobre a documentação necessária, as trabalhadoras rurais podem entrar em contato com as secretarias de Desenvolvimento Rural, Educação e Desenvolvimento Social de Arapiraca. Essa é uma oportunidade única para aquelas que ainda não possuem os documentos básicos e desejam regularizar sua situação.