Os imunizantes estão disponíveis para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, nas cinco unidades de saúde do município, seguindo um cronograma específico. A distribuição dos imunizantes acontece de segunda a sexta-feira, em diferentes centros de vacinação.
A vacina aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) protege contra a variante XBB 1.5, considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a variante com maior capacidade de transmissão até o momento. Portanto, é fundamental que o município alcance a cobertura vacinal necessária para controlar o número de casos e evitar novos óbitos.
Inicialmente, os imunizantes estarão disponíveis somente nos principais centros de vacinação, mas em breve a ação se estenderá para outras Unidades Básicas de Saúde. Para garantir a aplicação da vacina, é obrigatório que os pais estejam com a caderneta de vacinação da criança ou o cartão de imunização, além do CPF.
A vacinação é um ato que salva vidas e protege a todos que amamos. Em tempos de pandemia, a imunização é uma ferramenta essencial para a proteção da população e o controle da disseminação do vírus. Portanto, a participação ativa dos pais é fundamental para garantir a saúde e bem-estar de seus filhos e de toda a comunidade.