Passados exatos 100 anos desse marco, o prefeito Luciano Barbosa recebeu em seu Centro Administrativo Municipal a professora Maria Celeste Rodrigues, de 75 anos, uma das netas ainda vivas do emancipador. Além disso, estiveram presentes na reunião integrantes do grupo de voluntários do Centenário de Arapiraca, como o empresário Marcos Góes, os historiadores Gilberto Barbosa Filho e José Sandro da Silva, e a presidente da Academia Arapiraquense de Letras e Artes, Carla Emanuelle de Farias.
Durante o encontro, o prefeito Luciano Barbosa parabenizou o trabalho do grupo de voluntários no WhatsApp, ressaltando que o aniversário de uma cidade vai além do registro histórico, sendo uma ação que envolve o sentimento e o amor dos arapiraquenses pela cidade. Ele também mencionou projetos em andamento, como a construção da Praça do Centenário com o nome de Esperidião Rodrigues, e outras iniciativas para marcar a data este ano.
Os historiadores Gilberto Barbosa Filho e José Sandro da Silva aproveitaram a oportunidade para entregar o livro “O Baluarte da Emancipação”, que será lançado na sexta-feira (31), e uma quantidade doada a escolas, creches e outros órgãos públicos da cidade. Esse gesto reforça a importância de preservar a história e valorizar os personagens que contribuíram para o desenvolvimento de Arapiraca.