Os integrantes deste conselho foram empossados para o biênio 2025/2026. Durante o evento, a secretária Fabrícia Galindo destacou o empenho na construção de políticas públicas no município, mencionando os sete Conselhos Municipais ativos que atuam em defesa dos direitos das crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência e diversidade de gênero. Essas iniciativas são fruto de diálogo constante com a sociedade.
O prefeito Luciano Barbosa parabenizou o trabalho de Fabrícia Galindo e dos demais gestores da cidade. Ele ressaltou a importância do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência em acompanhar as ações públicas e contribuir com sugestões para aprimorar as políticas locais. O prefeito também destacou o apoio do deputado federal Daniel Barbosa, da Câmara de Vereadores e das organizações não-governamentais nesse trabalho.
O Conselho é composto por representantes de diversas secretarias municipais, como Desenvolvimento Social, Cultura, Educação, Saúde, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Turismo, além da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). Da sociedade civil, também há representantes de entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação Perfeito Azul, APAE, APDEVA, Adfima, Pestalozzi de Arapiraca e Complexo de Equoterapia Tarcizo Freire.
Dessa forma, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência em Arapiraca tem a responsabilidade de promover a inclusão e garantir os direitos das pessoas com deficiência no município. A participação ativa desses representantes da sociedade civil e do governo local mostra o engajamento de Arapiraca em buscar políticas mais inclusivas e igualitárias para todos os cidadãos.