O ponto alto da celebração foi a entrega simbólica da chave da cidade ao pequeno Abner Vinícius, um bebê de apenas cinco meses. O gesto tem um significado especial: Abner é filho de Lívia Vitória, uma dedicada doadora de leite humano. O leite que ele ajuda a distribuir é fundamental para a sobrevivência de muitas crianças na UTI Neonatal, tornando essa escolha ainda mais relevante.
Durante o evento, o prefeito Luciano Barbosa destacou que momentos como esses ajudam a conscientizar a população sobre a importância do cuidado voltado para a saúde infantil e materna. “Esses eventos nos lembram que existem políticas públicas sendo aplicadas nas áreas de educação, assistência e principalmente saúde. É um gesto pequeno, mas que demonstra a atenção que temos para com nossas crianças”, afirmou o prefeito, sublinhando a relevância das ações implementadas pela administração.
A secretária de Saúde, Rafaella Albuquerque, também fez um reconhecimento ao trabalho da Rede Materno-Infantil, celebrando 15 anos de iniciativa que nasceu durante a gestão atual. “É gratificante ver como esse projeto evoluiu e se tornou uma lei municipal, evidenciando que o cuidado materno e infantil é uma prioridade para nossa gestão”, afirmou a secretária.
O evento ainda teve um foco na promoção da doação de leite materno, um tema essencial, especialmente num momento em que os estoques do banco estão baixos. A diretora do BLH, Epoliana Garrote, enfatizou a constante necessidade de doações e convidou mulheres em fase de amamentação a se tornarem doadoras. Qualquer mulher pode ajudar e receber suporte completo do banco, que inclui materiais e agendamento de exames necessários.
Com a Semana Mamãe e Bebê, Arapiraca reafirma seu compromisso com a promoção da saúde infantil, destacando a importância da solidariedade e do cuidado coletivo, que podem salvar vidas de recém-nascidos em situação vulnerável. Para informações sobre como se tornar doadora, interessados podem entrar em contato pelo telefone disponibilizado pelo banco.