ARAPIRACA – Planetários de Arapiraca e do Cariri promovem intercâmbio técnico-científico para fortalecer popularização da astronomia.

Nos dias 23 a 25 de janeiro, o Planetário Municipal e Casa de Ciência de Arapiraca recebeu a ilustre visita das equipes técnicas da Universidade Federal do Cariri (UFCA), em um intercâmbio técnico-científico que promete fortalecer as iniciativas de popularização da ciência e da astronomia na região.

Durante a visita, as equipes da Secretaria Municipal de Educação e da Prefeitura de Arapiraca proporcionaram uma experiência imersiva aos visitantes da UFCA, através de uma sessão especial na cúpula digital do planetário. Nesse momento, foram exploradas as maravilhas do cosmos e apresentadas as potencialidades tecnológicas da estrutura do local.

Além disso, oficinas foram realizadas no Brinca Ciência, espaço dedicado à experimentação lúdica e científica. A troca de experiências sobre o ensino de astronomia e ciências correlatas também foi destaque, buscando tornar os conteúdos astronômicos mais acessíveis e inclusivos, impactando diretamente o ensino básico e a comunidade em geral.

A programação incluiu visitas a espaços culturais e educativos importantes de Arapiraca, como a Escola Municipal de Artes, a Escola de Campo e o Centro de Apoio às Escolas em Tempo Integral I (Caeti-I), ressaltando a integração da cidade entre ciência, arte, educação e cultura.

Este intercâmbio foi marcante para ambas as instituições, reforçando a importância da colaboração entre entidades científicas e culturais. A equipe do Planetário da UFCA elogiou o acolhimento e a excelência das iniciativas arapiraquenses, enquanto o Planetário de Arapiraca reiterou seu compromisso com a promoção de atividades científicas com impacto social e educativo.

O diretor do Planetário Municipal e Casa da Ciência, Jhonatan Neves, destacou a relevância desse encontro para futuros projetos conjuntos, consolidando Arapiraca como referência na popularização da ciência em Alagoas. Este intercâmbio certamente abre novos caminhos para o desenvolvimento de ações colaborativas e enriquecedoras para ambas as instituições envolvidas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo