Com salas de pré-consulta, brinquedoteca, consultórios psiquiátricos adaptados para os diferentes tipos de pacientes, salas para grupos terapêuticos e farmácia, o ambulatório conta com uma equipe formada por 13 psicólogos e um farmacêutico. Segundo a diretora da Atenção Especializada do município, Edna Veríssimo, a expectativa é contribuir significativamente para o bem-estar mental da comunidade, proporcionando uma variedade de serviços e promovendo a inclusão de diferentes grupos na busca por saúde mental.
Um dos diferenciais do ambulatório é a implantação de grupos de psicoterapia para os públicos adulto e infantojuvenil, introduzindo também novos grupos para saúde do trabalhador e público LGBTQIA+, além de manter os que já existem, como para mulheres e adolescentes vítimas de violência. A inauguração dessa obra reflete o compromisso do prefeito Luciano Barbosa em investir na rede de saúde de Arapiraca, fortalecendo a Atenção Primária com entrega de Unidades Básicas e melhorias constantes, além de expandir as políticas públicas para os serviços da Atenção Especializada.
Agora, os moradores de Arapiraca têm à disposição um importante recurso para o cuidado da saúde mental, uma área muitas vezes negligenciada na atenção à saúde. A iniciativa da Prefeitura reforça o compromisso com o bem-estar da população, destacando a importância do cuidado integral e da promoção da saúde mental para o desenvolvimento saudável da comunidade. Este é um marco na área da saúde mental em Alagoas, e com certeza irá impactar positivamente a vida dos arapiraquenses, oferecendo um serviço essencial para o cuidado integral da população.