ARAPIRACA – Parlamento alagoano refaz sessão histórica de emancipação de Arapiraca ocorrida há um século em cerimônia com autoridades e políticos.

Nesta sexta-feira (31), o plenário da Câmara de Vereadores de Arapiraca foi palco de um momento histórico para a cidade e para o estado de Alagoas. Autoridades políticas se reuniram para recriar a sessão que ocorreu há exatos 100 anos e que resultou na emancipação de Arapiraca, antes uma vila de Limoeiro de Anadia, e sua transformação em município. O Projeto de Lei 1.009, de autoria do deputado Odilon Auto, foi aprovado com a sanção do governador Fernandes Lima em 30 de maio de 1924.

A iniciativa partiu do deputado estadual Ricardo Nezinho e foi aprovada pelo presidente da Assembleia Legislativa Estadual (ALE), Marcelo Victor, e por todos os parlamentares alagoanos. Diversas autoridades marcaram presença, incluindo o prefeito Luciano Barbosa, o governador Paulo Dantas, o procurador-geral de Justiça Lean Araújo, o desembargador Tutmés Airan e o comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas, coronel Paulo Amorim. A sessão contou também com a presença da vice-prefeita Rute Nezinho, ex-deputados, ex-prefeitos, o presidente da Câmara Municipal Sérgio do Sindicato, vereadores e representantes da sociedade local.

Durante o evento, o prefeito Luciano Barbosa elogiou a iniciativa de recriar a sessão histórica e enalteceu a importância dos 100 anos de Arapiraca. Ele destacou a contribuição de diversos personagens ao longo da história do município e ressaltou a importância de preservar a memória e o desenvolvimento da região.

Além disso, Barbosa fez referência ao papel das mulheres destaladeiras de fumo, que contribuíram significativamente para o desenvolvimento econômico e social de Arapiraca. A Sessão Itinerante da ALE contou com a presença de 16 deputados, incluindo o deputado arapiraquense Breno Albuquerque, e de outras personalidades como a ex-prefeita Célia Rocha e ex-deputados estaduais, reforçando a importância do evento para a comunidade local.

Em um momento de celebração e reflexão, a sessão refez um capítulo importante da história de Arapiraca, ressaltando as conquistas e desafios enfrentados ao longo desses 100 anos de emancipação.

Sair da versão mobile