Com o tema “Por um mundo sem racismo, machismo e LGBTfobia”, a programação do evento contará com discussões e manifestações acadêmicas e políticas que visam debater os direitos dessa população, que ainda sofre com o preconceito. Essa programação é organizada pela Associação de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais de Arapiraca – SOMOS LGBT, e conta com o apoio da Prefeitura de Arapiraca.
Antes do evento principal, nos dias 20 e 21 de setembro, o Campus Arapiraca da Universidade Estadual de Arapiraca (Uneal) sediará o Seminário Estadual de Direitos Humanos e Democracia: Direitos Sociais. Esse seminário contará com palestrantes e especialistas, e abordará diversos temas relacionados à comunidade LGBTQI+, como educação, políticas públicas e religião. A entrada é gratuita e aberta ao público.
Além disso, no dia 22 de setembro, haverá mais uma edição do Miss Gay Arapiraca, que acontecerá no Planetário e Casa da Ciência, também localizado no Lago da Perucaba. O evento contará com entrada gratuita.
De acordo com o presidente da SOMOS LGBT de Arapiraca e presidente do Conselho Estadual de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, José Sebastião Farias, apenas três municípios em Alagoas possuem um conselho municipal LGBT, sendo eles Maceió, Arapiraca e Campo Alegre. Ele ressalta que a prefeitura de Arapiraca é uma parceira do movimento e destaca a importância do evento, afirmando que há três anos não era realizado devido à pandemia, mas que o retorno promete ser grandioso.
A expectativa para a Parada LGBTQI+ em Arapiraca é alta, já que o evento é uma oportunidade de reafirmação dos direitos da comunidade LGBTQIAPN+. Com a realização de palestras, seminários e manifestações, a intenção é garantir um mundo sem preconceito e discriminação.