Essa importante iniciativa visa assegurar que pessoas em situação de rua tenham acesso a direitos fundamentais e a serviços essenciais. O mutirão, que será promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e coordenado pela Justiça Federal em Alagoas (JFAL), conta com o suporte de uma variedade de instituições do sistema de justiça e organizações parceiras.
O evento tem como foco principal oferecer atendimentos jurídicos, sociais e de saúde para esse público vulnerável, além de distribuir donativos. Nesta perspectiva, a ação busca não apenas proporcionar assistência imediata, mas também despertar a consciência da sociedade sobre a realidade enfrentada por essas pessoas, promovendo dignidade, cidadania e solidariedade.
Diversos órgãos participarão do mutirão, incluindo o Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT-19), o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), o Ministério Público do Estado de Alagoas (MP/AL), o Ministério Público do Trabalho (MPT), as Defensorias Públicas da União (DPU) e do Estado de Alagoas (DPE/AL), além de secretarias estaduais e municipais.
Os serviços oferecidos durante o evento serão abrangentes e inclusivos, incluindo emissão de registro civil, documentos de identidade, CPF, título de eleitor, alvarás, atendimentos relacionados a divórcios, orientações sobre violência doméstica e emissão da Carteira de Trabalho Digital (CTPS). Além disso, haverá orientações previdenciárias, inclusão no CadÚnico, atendimento odontológico, testes rápidos para diversas condições de saúde e aferição da pressão arterial, entre outras ações voltadas para o bem-estar e a dignidade da população atendida.