Arapiraca marca presença no maior evento de representatividade dos artesãos brasileiros



 

Arapiraca marca presença no maior evento de representatividade dos artesãos brasileiros

Nos dias 12 a 15 de outubro, Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, participa do IX Congresso Nacional dos Artesãos. Este é o maior evento de representatividade da categoria no país e reúne profissionais, lideranças públicas nas esferas municipais, estaduais e federais, e entidades parcerias.

Neste ano, o evento acontece na cidade de Araguari, em Minas Gerais, com o objetivo de discutir as políticas públicas para o artesão e o artesanato nacional. Neste encontro, estão presentes cerca de 500 pessoas, entre profissionais e parceiros da categoria, incluindo a equipe de Alagoas, formada por representantes de Arapiraca, Maceió, Penedo e Piranhas, e do Estado de Sergipe.

A superintendente de Desenvolvimento Local, Emprego e Renda, Tania Macedo, foi convidada a fazer parte da mesa de honra, ao lado de lideranças como o prefeito de Araguari, Renato Carvalho. Ela destacou a importância de promover um espaço de empoderamento e valorização como o Congresso, que também conta com discussões sobre organização e valorização dos artesãos brasileiros, conscientizando sobre a importância da categoria e sua representatividade na cultura e na adequação socioambiental.

No evento também se fazem presentes o diretor do Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves, Jailton Barbosa, e o presidente da Federação das Associações e Cooperativas dos Artesãos do Estado de Alagoas (Falarte), Sérgio Nascimento.

Dentre os temas debatidos na programação do congresso, estão: memória do artesanato, produção artesanal sustentável e inovações tecnológicas, atuação em redes de cooperação, estratégias de comercialização e integração socioeconômica, políticas públicas e legislação do artesanato, entre outros.

O Congresso Nacional dos Artesãos é uma oportunidade única para os profissionais da categoria discutirem as demandas e desafios enfrentados, além de compartilhar experiências e conhecer as políticas públicas que estão sendo implementadas em outras regiões do país. A participação de Arapiraca reforça o compromisso do município em valorizar e promover o artesanato local, reconhecendo o trabalho artístico e cultural dos artesãos.

A presença no evento também possibilita a troca de conhecimentos e o estabelecimento de parcerias com outros profissionais e entidades, fortalecendo a atuação do município na área do artesanato. O Congresso Nacional dos Artesãos é uma oportunidade de aprendizado e de fortalecimento da categoria, contribuindo para a construção de políticas públicas mais eficientes e adequadas à realidade dos artesãos brasileiros.

Assim, Arapiraca se consolida como um polo de desenvolvimento econômico e cultural, valorizando seus artesãos e fomentando o setor do artesanato na região. A participação no IX Congresso Nacional dos Artesãos reafirma o compromisso do município em promover a inclusão social, a geração de emprego e renda, e o fortalecimento da cultura local.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo