Nesta quarta-feira (22), a campanha chegou à Escola de Ensino Fundamental Crispiniano Ferreira de Brito, no bairro Cacimbas, com palestras, orientações e ações lúdicas para os alunos e alunas da instituição de ensino. O evento teve como objetivo trazer reflexões sobre os variados cenários da violência de gênero contra meninas e mulheres, contextualizando suas vulnerabilidades. Além disso, foi um momento de conscientização e chamado ao engajamento, através da reflexão e atividades práticas de combate à violência.
A campanha está em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) previstos na agenda 2030, elaborados pela Organização das Nações Unidas (ONU). A secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo, ressaltou a importância do engajamento da sociedade nessa luta. “Quando se fala em ativismo, se fala em ação, em atividade. Então, a gente quer movimento, e para isso criamos um cronograma com palestras em várias unidades de ensino de Arapiraca, em vários espaços como os nossos CRAS e vamos terminar esses 21 dias de ativismo com a Corrida Viva Mulher. Pensamos em diversas ações para que a gente consiga despertar na sociedade o entendimento sobre o direito das mulheres serem livres. No mundo, o público feminino é maioria, embora sofram violência todos os dias, e é necessário conscientizar a sociedade para combater esse tipo de violação de direitos. Tudo o que foi transmitido aqui irá servir para sensibilizar vocês sobre equidade de gênero e justiça social”, destacou a secretária.
A campanha também contou com a divulgação de fotos do evento, registradas pelo fotógrafo Leandro Dokarmo, da Ascom Arapiraca. A iniciativa promoveu uma série de palestras e atividades práticas em escolas e outros espaços da cidade, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de combater a violência de gênero.