ARAPIRACA – Escola em Arapiraca recebe reconhecimento internacional por excelência em matemática e ciências.



Os estudantes da Escola de Ensino Fundamental José Pereira Lúcio, localizada na Vila Bananeiras, Zona Rural de Arapiraca, participaram, no último dia 31, da avaliação do Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciência (TIMSS), aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Segundo informações do Ministério da Educação (MEC), o TIMSS tem como objetivo avaliar os principais conteúdos e domínios cognitivos em matemática e ciências que devem ser testados nos 4º e 8º anos do ensino fundamental. As competências são analisadas em duas dimensões: o domínio dos assuntos estudados e a especificação dos processos de pensamento de avaliação.

Além disso, o MEC destaca que cerca de 70 países utilizam os dados de tendências do TIMSS para monitorar a eficácia de seus sistemas educacionais em um contexto global. A cada ciclo de avaliação, mais países se unem ao estudo.

A secretária Municipal de Educação e Esporte, Eliete Rocha, ressalta a importância dessa avaliação para o município de Arapiraca. Segundo ela, a educação local tem buscado meios para elevar o processo avaliativo dos alunos da Rede Municipal de Ensino a novos patamares.

“Através desses métodos, somos capazes de compreender o contexto de aprendizagem e direcionar as avaliações para a comunidade escolar das instituições participantes”, afirma Rocha.

A participação dos alunos da Escola de Ensino Fundamental José Pereira Lúcio no TIMSS mostra o esforço da administração municipal em garantir uma educação de qualidade para todos os estudantes, mesmo nas áreas rurais. A avaliação internacional permite às autoridades educacionais terem uma visão ampla da eficácia do sistema educacional local e compará-lo com outros países ao redor do mundo.

O município de Arapiraca tem investido em medidas que visam melhorar os índices educacionais, como o acompanhamento pedagógico, a formação continuada dos professores e a implementação de novas metodologias de ensino. A participação no TIMSS é mais um passo nessa direção, buscando identificar pontos fortes e fracos na educação local e buscar soluções para aprimorá-la ainda mais.

Essas iniciativas de avaliação e monitoramento permitem que a gestão educacional tenha um panorama claro da situação e possa traçar estratégias de melhoria, além de contribuírem para o desenvolvimento de políticas públicas mais efetivas na área da educação.

Portanto, a participação dos alunos da Escola de Ensino Fundamental José Pereira Lúcio no TIMSS representa mais um avanço no caminho da busca por uma educação de qualidade em Arapiraca. O investimento na formação dos estudantes e a preocupação em avaliar seus conhecimentos contribuem para a formação de futuros profissionais mais capacitados e para o desenvolvimento do município como um todo.

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