O Arraiá Bom Conselho se destacou, combinando elementos tradicionais com uma autêntica cidade cenográfica. O ambiente foi animado por um trio pé-de-serra e bandas de pífanos, além de exibições que trouxeram à vida a diversidade cultural da região. Os participantes e espectadores puderam vivenciar um verdadeiro festival de cores, sons e sabores, com vestimentas típicas e iguarias que remetem às origens das festas juninas.
As apresentações que ocorreram ao longo da noite foram um verdadeiro espetáculo, com o público vibrando ao som do coco de roda, das quadrilhas matuta e junina, e do tradicional xaxado. A “quadrilhinha” e a dança da peneira também foram aplaudidas de pé, evidenciando a importância dessas manifestações na preservação da cultura local. A celebração foi um momento de comunhão para a comunidade, que demonstrou sua conexão com as raízes do Agreste alagoano.
Após o evento, Mônica Nunes, secretária Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, expressou sua satisfação ao finalizar o mês de junho com tamanha representatividade. “Encerramos o mês de junho da melhor forma, com a representação autêntica das comunidades. Hoje, a cultura nordestina foi celebrada em sua essência, e cada detalhe, desde o palhoção até a entrada do arraiá, carrega um simbolismo profundo”, enfatizou.
Para marcar o encerramento do concurso, a Prefeitura de Arapiraca agendou a apuração das notas das apresentações para a próxima sexta-feira, 4 de julho, a partir das 19h. O evento ocorrerá no Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves, no Centro da cidade, donde se espera uma grande presença da população, ansiosa para saber quais grupos se destacarão neste tradicional concurso que homenageia as tradições da festa junina em Arapiraca.