ARAPIRACA – Cursos gratuitos em Arapiraca buscam capacitar comunidade e promover emancipação social a partir de técnicas de cabelo e confeitaria. Inscrições já estão abertas!

A Prefeitura de Arapiraca, em colaboração com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, está implementando uma série de iniciativas voltadas para a capacitação profissional da população. A partir desta quinta-feira, 16 de outubro, terá início, no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), um curso de cortes de cabelo e técnicas de barbear. Essa ação marca um passo significativo na busca pela inclusão social e geração de oportunidades para a comunidade local.

A partir da próxima segunda-feira, 20, será a vez dos moradores da comunidade Taboquinha, que terão a oportunidade de participar de um curso de técnicas de confeitaria também oferecido em parceria com o Senac. Esta iniciativa não apenas amplia as opções de formação profissional na região, mas também visa superar as barreiras enfrentadas por famílias em situação de vulnerabilidade social.

Fabrícia Galindo, secretária Municipal de Desenvolvimento Social, salientou a importância desse tipo de investimento. Segundo ela, a emancipação das famílias em situação de vulnerabilidade é uma das prioridades do órgão, e a oferta de cursos de capacitação representa uma oportunidade concreta para que essas famílias possam melhorar suas condições de vida. “Estamos determinados a criar oportunidades que possibilitem a superação das dificuldades enfrentadas e a promoção da autonomia”, afirmou Galindo.

Além das iniciativas já mencionadas, Radamés Pereira, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), reforçou que a realização destes cursos é uma demonstração do compromisso da gestão em implementar efetivamente o Plano de Aplicação do conselho. A gestão do prefeito Luciano Barbosa busca ainda descentralizar as oportunidades de formação, levando cursos a comunidades rurais como Batingas e Olho D’água dos Cazuzinhas.

Até o momento, já foram oferecidos cinco cursos por meio do Senac, abrangendo áreas como doceria, administração, e confeitaria. Ao final de 2025, a expectativa é de que aproximadamente 220 alunos tenham sido capacitados com mais de 1.068 horas de formação.

As inscrições para novos cursos, como o Básico de Corte de Cabelo e Escova e Básico de Depilação, estão abertas. Os interessados podem realizar suas pré-matrículas pela plataforma online disponibilizada pela prefeitura, onde também encontrarão informações detalhadas sobre os requisitos de cada curso. Após essa etapa inicial, a equipe do Senac entrará em contato para confirmar a matrícula e fornecer orientações sobre o início das aulas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo