Durante a aula inaugural, as participantes expressaram entusiasmo e determinação. Ao longo dos próximos três meses, elas serão capacitas como costureiras, recebendo não apenas formação teórica, mas também prática. Um dos aspectos inovadores deste curso é a promessa de que, ao final do treinamento, cada uma delas receberá uma máquina de costura. Essa iniciativa é especialmente pensada para que as mulheres possam aplicar as habilidades adquiridas em sala de aula e, assim, gerar sua própria renda.
Para complementar essa formação, será criada uma cooperativa voltada a oferecer uma demanda constante para os serviços prestados por essas profissionais. Isso garante não apenas uma possibilidade de emprego, mas também a alternativa de trabalhar em casa ou até mesmo iniciar seus próprios negócios. A ideia é que as participantes do curso possam se reintegrar ao mercado de trabalho com confiança, sabendo que têm um suporte por trás delas.
“Nosso objetivo é fechar um ciclo. Através da profissionalização, queremos proporcionar recursos que venham do próprio ambiente de trabalho, complementados pela entrega de máquinas e pela criação de uma demanda específica. Assim, estamos promovendo não apenas a geração de renda, mas também a tão desejada autonomia financeira”, afirmou Larissa Canuto, coordenadora do eixo de empreendedorismo do Programa Viver Melhor.
A importância deste projeto vai além do ensino de técnicas de costura; trata-se de uma ação transformadora que pode impactar positivamente a vida dessa comunidade, proporcionando não apenas habilidades, mas também um futuro mais promissor. As mulheres de Brisa do Lago agora têm a oportunidade de moldar suas realidades e traçar novos caminhos em suas vidas.







