ARAPIRACA – Conquistas de Arapiraca no combate às IST tornam o município referência nacional em saúde pública e Atenção Especializada. Dezembro Vermelho histórico!

O município de Arapiraca tem se destacado no combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), tornando-se uma referência em saúde pública e Atenção Especializada não só em Alagoas, mas em todo o Brasil. Recentemente, conquistas como a implantação da PEP (Profilaxia Pós-Exposição) e a certificação da eliminação da Transmissão Vertical do HIV têm colocado a cidade em evidência, principalmente neste Dezembro Vermelho.

Esses avanços são resultado do trabalho dedicado de profissionais qualificados e do investimento em equipamentos especializados ao longo de toda a rede de saúde municipal. O serviço de assistência começa na Atenção Primária, nas Unidades Básicas de Saúde, e se estende até a Atenção Especializada, com importantes unidades como o CTA/SAE e o Espaço Nascer e Crescer.

Um dos grandes feitos de Arapiraca é a prevenção da transmissão vertical do HIV, garantindo que recém-nascidos não sejam infectados. Isso é possível graças aos cuidados realizados durante o pré-natal, além do papel fundamental do Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Atenção Especializada (CTA/SAE), responsáveis por assegurar a adesão ao tratamento de mais de 2,6 mil usuários vivendo com HIV na cidade.

Desde sua criação, o CTA/SAE já administrava vacinas especiais, realizando milhares de atendimentos e se destacando na saúde reprodutiva, com projetos premiados nacionalmente. A equipe do CTA/SAE é interdisciplinar e qualificada, composta por profissionais de diversas áreas da saúde, como médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, entre outros.

A chegada da PEP em Arapiraca representa um novo marco, com mais de 500 profissionais sendo capacitados para melhorar ainda mais a assistência oferecida. O objetivo é disseminar informações, promover uma sociedade livre de preconceitos e seguir criando espaços acolhedores e uma rede de saúde inclusiva para atender a população de forma eficaz e humanizada.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo