Segundo estimativas, são esperados entre 150 a 250 artesãos e artesãs de diversas cidades alagoanas para o evento, além de autoridades de várias autarquias, municipais, estaduais e até mesmo federais. Durante o congresso, serão debatidos temas relevantes para a área, com o propósito de que um documento seja assinado pelos delegados e apresentado no IX Congresso Nacional dos Artesãos Brasileiros.
O Congresso, que é uma iniciativa da Federação das Associações e Cooperativas de Artesãos do Estado de Alagoas (Falarte), Governo do Estado de Alagoas, Prefeitura de Arapiraca, SEBRAE e SEST/SENAT, terá como tópicos prioritários: memórias do artesanato; produção artesanal sustentável e inovações tecnológicas; atuação em redes de cooperação; estratégias de comercialização e integração socioeconômica; e políticas públicas e legislação do artesanato.
A escolha da cidade de Arapiraca como sede do evento teve o objetivo de aproximar a diretoria da Federação dos artesãos do interior do estado. Além disso, a cidade se destaca como a segunda maior de Alagoas e tem um grande potencial econômico na área cultural e do comércio. O congresso dará voz aos artesãos, possibilitando que expressem suas opiniões, sentimentos e dificuldades.
A Superintendente de Desenvolvimento Local, Emprego e Renda, Tânia Macedo, ressaltou o apoio da prefeitura municipal ao evento e o protagonismo de Arapiraca como cidade-sede. Ela afirmou que é necessário envolver o poder público e privado para fortalecer o segmento dos artesãos e impulsionar a geração de trabalho, emprego e renda.
Para participar do congresso, não é necessário possuir a carteira do artesão, apenas a Carteira de Identidade (RG) é suficiente. O evento será realizado no SEST/SENAT Arapiraca, a partir das 8h. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site do evento.
O Congresso Estadual dos Artesãos Alagoanos é uma importante iniciativa para discutir e valorizar o terceiro setor no estado, proporcionando espaço para que os artesãos expressem suas necessidades e contribuam para o fortalecimento da categoria. É um momento de troca de experiências e de busca por soluções que impulsionem o artesanato em Alagoas.