Na terça-feira (21), a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reuniu a Rede de Atenção à Saúde, incluindo maternidades, Unidades Básicas de Saúde, ambulatórios de acompanhamento e Centros Especializados em Reabilitação, juntamente com a comunidade acadêmica dos cursos de enfermagem e medicina. O objetivo do encontro foi traçar estratégias de prevenção e conscientização sobre a prematuridade.
Durante o evento, foram apresentadas experiências bem-sucedidas no cuidado ao bebê prematuro, todas realizadas no município de Arapiraca. A cidade tem se destacado ao prestar uma assistência de excelência às mães desses bebês. Além disso, foram proferidas palestras pela professora da Universidade Federal de Alagoas, Larissa Tenório, pela discente Carla Souza e pela enfermeira pediátrica e neonatal do Espaço Nascer e Crescer, Lousanny Caires.
Estima-se que cerca de 340 mil bebês nascem antes de completar 37 semanas de gestação em todo o mundo, o que pode resultar de vários fatores, como gravidez na adolescência, doenças e dificuldades no acesso ao pré-natal. A campanha do Novembro Roxo, que neste ano tem como tema “Pequenas ações, GRANDE IMPACTO: contato pele a pele imediato para todos os bebês, em todos os lugares”, está chegando ao fim. No entanto, a assistência prestada pela rede de saúde de Arapiraca permanece, com mais de 370 consultas mensais realizadas no Espaço Nascer e Crescer.
Localizado no centro da cidade, próximo ao Hospital Regional, o Espaço Nascer e Crescer atende gestantes e bebês recém-nascidos, contando com uma grande equipe multidisciplinar formada por obstetras, pediatras, enfermeiras, técnicos de enfermagem, psicólogos, entre outros profissionais da saúde.
Com um compromisso constante em promover a saúde e o bem-estar das mães e bebês, Arapiraca continua a se destacar como uma referência no atendimento a prematuros e gestantes de alto risco. A atuação da Prefeitura e da rede de saúde reflete-se no cuidado dedicado e na constante busca por melhorias na assistência à primeira infância.