ARAPIRACA – Arapiraca se destaca nacionalmente com inovações em saúde pública no III Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas em Foz do Iguaçu.

Arapiraca se destaca nacionalmente em saúde pública e acesso ao SUS

A cidade de Arapiraca mais uma vez se destaca como referência em saúde pública e democratização do acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS). Dessa vez, o município ganhou destaque em território nacional com a seleção de dois trabalhos no III Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas (CBCF), que será realizado nos dias 6, 7 e 8 de novembro em Foz do Iguaçu, no Paraná.

Um dos trabalhos selecionados aborda a implantação do Hórus, um sistema inovador de gestão da assistência farmacêutica que tem como principal objetivo controlar e monitorar os recursos financeiros investidos na aquisição e distribuição de medicamentos em Arapiraca. O Hórus foi implantado em 2023 e está presente em todas as 47 farmácias públicas do município.

Outro destaque é a utilização do código QR para a divulgação de estoques, que é o tema do segundo trabalho selecionado. Os códigos são atualizados quinzenalmente para facilitar a visualização dos medicamentos disponíveis, não apenas para os prescritores, mas também para todos os usuários do SUS em Arapiraca.

Os trabalhos são resultados da parceria entre os farmacêuticos Manuella Queiroz, Ana Renata Almeida e José Abelardo Rocha, profissionais da rede municipal que atuam na Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) e no Complexo Multiprofissional de Saúde.

Os resultados obtidos a partir desses projetos foram significativos. Com um maior controle de estoque, foi possível evitar o desperdício de medicamentos que poderiam vencer, além de diminuir o desabastecimento e proporcionar maior transparência e comodidade à população, evitando deslocamentos desnecessários dos pacientes.

Destaca-se também o comprometimento da gestão municipal em utilizar a tecnologia em prol da saúde, virtualizando processos e proporcionando maior eficácia e agilidade nos serviços prestados. A atuação inovadora de Arapiraca no campo da saúde pública continua a ser um exemplo a ser seguido em todo o país.

Sair da versão mobile