ARAPIRACA – Arapiraca recebe reconhecimento nacional por eliminar a transmissão vertical do HIV e Sífilis, premiação será concedida pelo Ministério da Saúde.



No último dia 29 de novembro, Arapiraca foi palco de uma cerimônia especial em Brasília, onde representantes da área da saúde do município receberam reconhecimentos pelo trabalho exemplar na eliminação da transmissão vertical do HIV e da sífilis. O certificado de eliminação da transmissão vertical do HIV foi concedido pelo Ministério da Saúde, em reconhecimento às boas práticas adotadas pela rede pública de saúde local.

A secretária municipal de Saúde, Rafaella Albuquerque, e o superintendente de Vigilância em Saúde, Evandro Melo, foram os representantes de Arapiraca no evento que premiou o município pelas ações realizadas para prevenir a transmissão dessas doenças de mãe para filho. O selo de reconhecimento foi fruto de uma visita de campo realizada por uma equipe do Ministério da Saúde, que se impressionou com o trabalho desenvolvido nas unidades de atendimento da Atenção Primária e Especializada em Arapiraca.

Durante a cerimônia, a secretária municipal de Saúde ressaltou a importância do reconhecimento para o município e creditou o sucesso à gestão comprometida com a saúde pública e aos profissionais dedicados e empenhados em oferecer um atendimento de qualidade.

É fundamental ressaltar que a transmissão vertical do HIV e da sífilis ocorre quando a mãe transmite a infecção ou doença para o bebê durante o parto ou a amamentação. Por isso, é essencial que todas as gestantes e parceiros sexuais sejam testados para detectar possíveis infecções sexualmente transmissíveis como HIV, sífilis e hepatites virais B e C.

Além do reconhecimento pela prevenção da transmissão vertical, Arapiraca também se destacou no tratamento e acompanhamento de pessoas que vivem com o HIV. O Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Assistência Especializada mantêm mais de 2,5 mil usuários em adesão ao tratamento, com mais de 7,2 mil vacinas especiais aplicadas desde o início do serviço.

O município também foi premiado pela inserção de Dispositivos Intrauterinos (DIU) em pacientes com HIV, demonstrando o compromisso de Arapiraca com a saúde reprodutiva e o bem-estar da população. Essas premiações são reflexo do trabalho árduo e dedicado dos profissionais da saúde de Arapiraca, que buscam sempre oferecer o melhor atendimento e prevenção de doenças à comunidade local.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo