ARAPIRACA – Arapiraca Realiza VI Conferência Municipal Infantojuvenil de Meio Ambiente com Protagonismo de Alunos e Temas Urgentes em Debate

Na última sexta-feira, 6 de outubro, o cineteatro do Planetário Municipal e Casa da Ciência em Arapiraca foi palco da VI Conferência Municipal Infantojuvenil de Meio Ambiente, uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação. O evento reuniu estudantes, educadores e representantes da comunidade para discutir e promover a educação ambiental.

Com a proposta de reforçar a importância das ações formativas ligadas ao meio ambiente, a conferência buscou criar espaços que sejam não apenas educadores, mas também sustentáveis e resilientes. A coordenadora de Educação Ambiental e do Campo da Secretaria, Dayana Monique Rodrigues, foi a porta-voz do prefeito Luciano Barbosa e da secretária Municipal de Educação, Ana Valéria Peixoto, durante o evento. Em seu discurso, Dayana ressaltou o comprometimento dos alunos da Rede Municipal de Ensino com a causa ambiental, destacando que a conferência foi impulsionada pelo protagonismo juvenil.

“Agradecemos especialmente às escolas municipais, que deram vida a esta conferência. Vocês superaram as expectativas, mesmo diante das adversidades. É difícil conter a emoção ao ver a determinação dos estudantes, que trouxeram ideias inovadoras para debater temas como mudanças climáticas, racismo ambiental e ansiedade climática, questões urgentíssimas na atualidade”, afirmou a coordenadora.

Além das palestras e debates, o evento contou com uma apresentação emocionante do coral da Escola de Ensino Fundamental 31 de Março, “Vozes do Coração”, que interpretou uma música inteiramente em Língua Brasileira de Sinais (Libras), promovendo a inclusão e acessibilidade.

A conferência também teve a presença de diversas figuras importantes, incluindo o secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Genival Oliveira, a secretária-adjunta de Educação, Etelvina Carnaúba, e representantes da Comissão Organizadora Estadual, docentes, e alunos. O engajamento da comunidade escolar foi essencial para o sucesso da conferência, que não só promoveu a conscientização ambiental entre os jovens, mas também fomentou um senso de comunidade e responsabilidade coletiva sobre as questões que afetam o meio ambiente.

O evento terminou com a expectativa de que as discussões e propostas geradas possam reverberar positivamente nas práticas ambientais da cidade, evidenciando a força e a voz das novas gerações em prol de um futuro mais sustentável.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo