ARAPIRACA – Arapiraca Realiza 1º Seminário de Alfabetização Focado na Inclusão e Valorização de Educadores na Rede Municipal de Ensino

Em um esforço para aprimorar a educação e garantir melhores oportunidades para os alunos em situação de vulnerabilidade social, a Secretaria Municipal de Educação de Arapiraca promoveu o 1º Seminário de Alfabetização. O evento ocorreu na última sexta-feira (19) no Espaço Renê, localizado no Centro da cidade e reuniu centenas de educadores da Rede Municipal de Ensino. Com o intuito de estimular a troca de conhecimentos e valorizar a atuação profissional dos educadores, a iniciativa também buscou reforçar práticas pedagógicas voltadas para a alfabetização.

O seminário teve sua abertura com apresentações artísticas de alunos da Escola Educação em Tempo Integral Enéas Benedito dos Santos, do Povoado Cangandu. Sob a coordenação da professora Camila Lima, os estudantes encantaram o público com suas danças. Além disso, a banda da escola, sob a regência do maestro Roni Peterson, animou ainda mais o ambiente.

Ana Valéria Peixoto, secretária Municipal de Educação, teve um papel central na formação do evento. Durante sua apresentação, ela destacou dados alarmantes sobre a alfabetização no Brasil, revelando que apenas 56% das crianças estão alfabetizadas. “É uma realidade preocupante, pois se não conseguirmos alfabetizar nossos alunos, corremos o risco de vê-los ingressar no Ensino Médio sem a capacidade de ler ou escrever. Isso compromete a futura educação superior e as oportunidades de vida”, afirmou. Ana Valéria enfatizou o investimento feito pela prefeitura em formação contínua para educadores, ressaltando a importância de trocar experiências nas salas de aula. “Temos os melhores professores, e acredito profundamente no trabalho de cada um”, comentou.

O seminário também contou com a participação especial de Sandra Puliezi, doutora em Psicologia da Educação, que atua como presidente do Instituto Ler +. Ela é reconhecida por desenvolver cursos e capacitações na área de alfabetização, ajudando educadores a aprimorar suas práticas pedagógicas. Outra atração do evento foi o lançamento do livro “Você Conhece Davi?”, pela pedagoga Cláudia Araújo, que chamou a atenção do público presente.

Este seminário marca um passo significativo no compromisso da educação arapiraquense em assegurar que todos os alunos tenham acesso às ferramentas necessárias para um futuro brilhante e pleno.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo