ARAPIRACA – Arapiraca Realiza 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e Traça Estratégias para Políticas Públicas de Valorização da Terceira Idade.



Na última quarta-feira, dia 4, Arapiraca deu um passo significativo em direção à promoção e proteção dos direitos dos idosos. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, organizou a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento ocorreu no auditório do Serviço Social do Transporte e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), localizado na Rodovia AL-115, no bairro Bom Sucesso.

A conferência reuniu representantes de diversas áreas, entre eles o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) e especialistas do setor. O encontro permitiu um espaço de discussão que refletiu sobre a trajetória de vida de muitos homens e mulheres que contribuíram para a construção da história de Arapiraca. Em cinco eixos temáticos, foram debatidas as principais necessidades da população idosa, que serão levadas adiante à Conferência Estadual, programada para ocorrer em breve na capital alagoana.

Durante seu discurso, a secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo, destacou a importância do momento como um símbolo de comprometimento com as causas sociais. “Dedicar um dia a uma causa específica demonstra nossa vontade de transformação e responsabilidade em representar as necessidades de Arapiraca e de nossos idosos”, afirmou Galindo, ressaltando o significado de se investir tempo em causas de relevância social.

O evento contou com a presença de figuras importantes no cenário da defesa dos direitos dos idosos. Entre os palestrantes estavam a pró-reitora de Inclusão Estudantil da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Sara Jane Cerqueira, além de advogados e assistentes sociais que trouxeram suas experiências e conhecimentos para enriquecer as discussões.

Thayllane Beatriz, presidente do CMDPI, ressaltou o apoio essencial dado pela secretária Fabrícia Galindo na realização da conferência. Ela ressaltou que o evento é um reflexo do compromisso da gestão municipal, liderada pelo prefeito Luciano Barbosa, em investir na temática dos direitos dos idosos.

O superintendente de Direitos Humanos, Radamés Pereira, celebrou o sucesso da conferência e parabenizou Arapiraca pela iniciativa, destacando que este é um passo importante para o controle social e a política pública. Por fim, o promotor Rogério Paranhos elogiou a criação do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, sinalizando o comprometimento do município em implementar políticas que efetivamente atendam as demandas da população idosa. Essa conferência não somente colocou os direitos dos idosos em pauta, mas também serviu como alicerce para futuras ações no município.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo