No dia 1º de dezembro, é celebrado o Dia Nacional de Combate à AIDS, que marca o início da campanha Dezembro Vermelho. Essa campanha tem como objetivo promover a conscientização sobre a prevenção da AIDS e oferecer apoio às pessoas que vivem com HIV. Durante todo o mês, serão realizadas diversas atividades em Arapiraca para educar, informar e combater o estigma em relação a essa comunidade.
Entre as ações previstas, estão palestras, distribuição de materiais informativos, campanhas de testagem, debates e atividades para promover o conhecimento sobre o vírus, suas formas de transmissão, prevenção e a importância do tratamento adequado para quem vive com HIV/AIDS.
O trabalho de acompanhamento dos pacientes em Arapiraca é realizado no Centro de Testagem e Aconselhamento e no Serviço de Assistência Especializada (CTA/SAE). Ambos são órgãos da Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que conta com uma equipe interdisciplinar composta por médicos, enfermeiros, técnicos, assistentes sociais, nutricionistas, psicólogos, farmacêuticos e profissionais de odontologia.
A programação completa do Dezembro Vermelho inclui uma roda de conversa com alunos da Unopar no dia 6 de dezembro às 19h30, uma caminhada pela luta contra a AIDS no Bosque das Arapiracas no dia 12 de dezembro às 16h, e o encerramento da campanha no 5º Centro de Saúde no dia 20 de dezembro às 9h. Além disso, o CTA/SAE realizará ações educativas nas Unidades Básicas de Saúde do município durante todo o mês.
Para mais informações sobre a campanha e as atividades programadas, é possível entrar em contato através do número (82) 99647-7567.
O Dezembro Vermelho é uma oportunidade importante para conscientizar a população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado da AIDS e do HIV. Através de ações educativas e de apoio, é possível combater o estigma e promover uma maior qualidade de vida para as pessoas que vivem com o vírus. A participação da comunidade é fundamental para o sucesso dessa campanha e para a promoção da saúde de todos.