Com o tema “Proteção das crianças contra a interferência da indústria do tabaco”, a iniciativa tem como objetivo alertar para as estratégias da indústria tabagista para atrair crianças e adolescentes, incluindo a comercialização de cigarros eletrônicos, que também causam dependência. A coordenadora do Programa de Controle ao Tabagismo, Elaine Bispo, ressaltou a importância de direcionar esforços para educar as crianças sobre os malefícios do tabaco, já que são mais vulneráveis e facilmente influenciáveis.
O tabaco, considerado um “veneno silencioso”, contém mais de 60 substâncias cancerígenas e é responsável por mais de 8 milhões de mortes por ano em todo o mundo. O tabagismo é uma doença crônica que causa dependência semelhante a drogas como álcool e cocaína. No entanto, os benefícios de parar de fumar são inúmeros, incluindo um aumento na expectativa de vida em mais de 10 anos e melhorias na qualidade de vida, como a diminuição de tosses e respiração ofegante.
É importante ressaltar que o município de Arapiraca oferece tratamento e acompanhamento em todas as Unidades Básicas de Saúde para aqueles que desejam parar de fumar, independentemente da idade ou do tempo de uso. A maioria dos danos causados pelo tabagismo pode ser revertida, e nunca é tarde para buscar ajuda e abandonar esse hábito prejudicial.
Portanto, a conscientização e o combate ao tabagismo são essenciais não apenas para a saúde individual, mas também para o bem-estar de toda a sociedade. Investir na educação das crianças e na promoção de hábitos saudáveis desde cedo é fundamental para construir um futuro mais saudável e livre do tabaco.