ARAPIRACA – Arapiraca lança programação especial em alusão ao Dia da Conscientização do Autismo, com foco na quebra de estigmas e na promoção da qualidade de vida.

No último dia 2 de abril, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, celebrou o Dia da Conscientização do Autismo com uma programação especial dedicada à desmistificação de informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A cidade se destaca como pioneira no atendimento especializado a crianças autistas, contando com um espaço exclusivo para esse fim.

O espaço público ligado ao Sistema Único de Saúde (SUS), chamado Trate, foi inaugurado em 2011 pelo prefeito Luciano Barbosa e hoje atende mais de 100 pacientes. Com uma equipe multidisciplinar composta por especialistas em psicologia, fonoaudiologia, assistência social, terapia ocupacional e enfermagem, o Trate trabalha no desenvolvimento e na promoção da qualidade de vida desses jovens, focando na sociabilização.

Sob o tema “Valorize as capacidades e respeite os limites!”, a campanha de conscientização busca sensibilizar a população sobre as necessidades e direitos das pessoas autistas, visando a promoção do conhecimento e a quebra de estigmas relacionados ao TEA. Além disso, foram realizadas diversas atividades ao longo da semana em Arapiraca.

No dia 2 de abril, foram realizadas palestras sobre o Transtorno do Espectro Autista no Complexo Multiprofissional de Saúde, seguidas por mais uma palestra no dia 3 de abril, no 4º Centro de Saúde. No dia 4 de abril, houve uma blitz, “adesivaço” e brincadeiras para desmistificar informações sobre o TEA, na Praça Dep. Marques da Silva. Já no dia 5 de abril, um piquenique em comemoração à semana de conscientização do autismo foi realizado no Bosque das Arapiracas. Para encerrar a programação, no dia 12 de abril, aconteceu a solenidade da alta assistida no Auditório do CRIA.

Essas ações reforçam o compromisso da Prefeitura de Arapiraca em oferecer um atendimento especializado e humanizado às pessoas com TEA, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e consciente.

Sair da versão mobile