ARAPIRACA – “Arapiraca intensifica ações de combate à dengue e alerta população sobre prevenção do Aedes aegypti na cidade”

Na manhã desta segunda-feira (6), Arapiraca deu mais um passo importante no combate à dengue. Equipes da Secretaria Municipal de Saúde realizaram uma mobilização no Centro da cidade com o intuito de conscientizar a população sobre os riscos da doença e orientar sobre os métodos de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Com o lema “Todos juntos contra a dengue: faça a sua parte”, a ação teve a parceria da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau), membros do 3º Batalhão de Polícia Militar e agentes da SMTT. O objetivo foi reforçar, por meio da distribuição de panfletos, a importância da participação ativa da população no combate à dengue.

A população foi alertada sobre simples hábitos que podem ser adotados dentro de casa para evitar a proliferação do mosquito, como eliminar recipientes que acumulem água parada, como vasos de plantas, pneus, garrafas e recipientes pequenos como tampas de garrafas e cascas de ovos.

Além das ações de conscientização, a Prefeitura de Arapiraca tem intensificado o combate à dengue por meio de mutirões de limpeza nas comunidades, ações nas salas de espera das Unidades Básicas de Saúde e o reabastecimento das farmácias municipais com itens essenciais para o tratamento da doença, como soro fisiológico.

Em casos de sintomas como febre repentina, dor de cabeça, fraqueza, dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos, a população foi orientada a buscar imediatamente um serviço de saúde, seja na Unidade Básica de Saúde de referência ou no Complexo Multiprofissional de Saúde.

A população foi instruída sobre medidas simples que podem ser adotadas em casa para evitar a proliferação do Aedes aegypti, como tampar caixas d’água, limpar pratos de vasos de plantas, tratar plantas com água sanitária, não acumular água em recipientes diversos, guardar garrafas vazias de cabeça para baixo e entregar pneus velhos aos Ecopontos do município. Essas medidas são essenciais para prevenir o surgimento de focos do mosquito transmissor da dengue em Arapiraca.

Sair da versão mobile