ARAPIRACA – Arapiraca inicia construção do Plano Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente com foco na proteção e cidadania para o biênio 2026/2028.

Arapiraca avança na construção do Plano Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que se estenderá até 2028. Essa iniciativa é fruto de uma parceria entre diversas Secretarias Municipais, incluindo Educação, Saúde e Desenvolvimento Social, além de contar com a participação ativa da Coordenação Municipal do Selo Unicef, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Conselho Tutelar e de várias instituições da sociedade civil. O objetivo é fortalecer as políticas que visam atender as necessidades e os direitos da infância e da juventude na cidade.

Recentemente, foi realizado um Pré-Fórum e uma Plenária preparatória para o 1º Fórum Comunitário, programado para ocorrer no dia 3 de dezembro, no Planetário Municipal e Casa da Ciência, localizado no Lago da Perucaba. Esses encontros reuniram profissionais e líderes da comunidade que discutiram estratégias para fomentar diálogos sobre ações futuras dedicadas ao bem-estar de crianças e adolescentes.

Patrícia Araújo, articuladora municipal do Selo Unicef, ressaltou a importância da colaboração entre diferentes setores na elaboração do plano. Os debates focam na criação de políticas públicas que garantam direitos e promovam oportunidades, oferecendo um ambiente seguro e de qualidade de vida para as crianças e jovens da cidade.

Radamés Pereira, presidente da Comissão Intersetorial pelos Direitos das Crianças e Adolescentes do Selo Unicef, elogiou a visão estratégica do prefeito Luciano Barbosa. Ele destacou que, ao aderir ao Selo, a gestão municipal se compromete a intensificar esforços para melhorar indicadores de saúde, educação e assistência social, visando reduzir desigualdades e promover o desenvolvimento social e a cidadania das novas gerações.

O Selo Unicef, uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância, busca melhorar as condições de vida de crianças e adolescentes em situações vulneráveis. Com a adesão do município para a edição 2025-2028, Arapiraca poderá desenvolver um plano robusto e dinâmico que ainda contará com novas rodadas de discussões e construção coletiva, assegurando uma abordagem colaborativa em todas as etapas de planejamento e elaboração de propostas. Assim, o município se compromete a garantir a proteção integral dos seus jovens cidadãos, fundamentando um futuro mais justo e promissor.

Sair da versão mobile