Na última terça-feira (26), a equipe da secretaria apresentou os resultados de uma consultoria realizada pelo Instituto Natura, focada no monitoramento de casos de câncer de mama na Atenção Primária. O objetivo dessa parceria, estabelecida no início do ano, é mobilizar a comunidade para enfrentar esse tipo de câncer e proporcionar acompanhamento e orientação desde o diagnóstico até o tratamento.
O projeto foi implementado na Unidade Básica de Saúde do bairro Bom Sucesso, uma das maiores da cidade, que atende mais de 19 mil usuários. Durante a consultoria, houve a apresentação do projeto para a equipe da unidade, a busca ativa de pacientes e a realização de ações importantes, como o Outubro Rosa, que resultou em outra parceria vital para o enfrentamento do câncer de mama: o Hospital de Amor.
No lançamento da campanha em outubro, o Hospital de Amor marcou presença com a Carreta de Amor, um equipamento móvel preparado para percorrer municípios e comunidades, oferecendo gratuitamente serviços de prevenção e diagnóstico de câncer de mama e colo do útero.
Segundo Marinaldo Nogueira, coordenador da Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas, o objetivo do projeto é identificar e superar possíveis barreiras no processo de rastreamento, para garantir diagnósticos precoces e tratamentos mais eficazes.
Essas iniciativas demonstram o comprometimento de Arapiraca com a saúde de seus moradores e a importância de parcerias estratégicas para enfrentar o câncer de mama e promover a qualidade de vida da população.