A presença da Prefeitura de Arapiraca foi marcante, com a participação da secretária de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Rosa Lira, e do secretário de Desenvolvimento Rural, Genivaldo Oliveira, juntamente com o Procurador Geral do Ministério Público de Alagoas, Valter Accioly, promotores de justiça e representantes dos órgãos envolvidos.
Rosa Lira enfatizou a importância da cidade sediar um evento como esse, ressaltando os avanços significativos de Arapiraca nas questões ambientais, especialmente no que diz respeito à fiscalização e licenciamento. Genivaldo Oliveira também destacou a importância da fiscalização para garantir o respeito ao meio ambiente e o equilíbrio com a natureza.
Além disso, Arapiraca disponibilizou o Laboratório Municipal para estudos de recursos hídricos e saneamento, envolvendo uma equipe composta por representantes da Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Instituto do Meio Ambiente e Batalhão de Polícia Ambiental.
A Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco vem atuando há 10 anos para garantir a preservação desse importante rio brasileiro. O promotor de justiça Kleber Valadares do Ministério Público de Alagoas comemorou os avanços conquistados pelas ações da FPI, ressaltando a integração e sintonia de trabalho entre os órgãos envolvidos.
Ao longo desses 10 anos, 12 operações da FPI ocorreram em território alagoano, com o objetivo principal de melhorar a qualidade ambiental da Bacia do Rio São Francisco e a qualidade de vida de seus habitantes, através do diagnóstico de danos ambientais e da adoção de medidas administrativas, cíveis e criminais, além da indução de políticas públicas.