No último dia 18, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em conjunto com o Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas (TJ/AL), promoveu um evento chamado “Arena do Empoderamento Feminino” no Arapiraca Shopping.
A “Arena do Empoderamento Feminino” contou com diversas ações integradas e multissetoriais, visando fornecer serviços e apoio para as mulheres da região. A Secretaria Municipal de Saúde ofereceu serviços como pintura de mama, aferição de pressão, imunização e citologia. Além disso, serviços relacionados ao Cadastro Único foram prestados, como a confecção da carteirinha intermunicipal e orientações sobre o trabalho realizado no Centro de Referência e Atendimento às Mulheres em Situação de Violência (CRAMSV), da Secretaria de Desenvolvimento Social.
O prefeito Luciano Barbosa compareceu ao evento e parabenizou a realização de um evento de tamanha importância, ressaltando a luta das mulheres por igualdade de gênero e direitos. Segundo ele, é fundamental referenciar a luta diária das mulheres que sofrem violência doméstica, que vai além da violência física.
Diversas instituições participaram do evento, incluindo a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Arapiraca, Patrulha Maria da Penha, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Faculdade Cesmac do Agreste, Casa de Direitos, Hemoal e Instituição Mulheres do Brasil.
Durante o evento, foram oferecidos diversos serviços na área da saúde, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, imunização e encaminhamento para mamografia. Também foram realizadas oficinas, como de Doces Finos, Canapés Variados e Browniers, além de serviços de identificação, orientações sobre direitos da mulher vítima de violência e debates sobre questões relacionadas às mulheres e a violência doméstica.
A “Arena do Empoderamento Feminino” foi encerrada às 20h40. O evento teve como objetivo promover a conscientização sobre a violência contra a mulher e fornecer apoio e serviços essenciais para as mulheres que lutam diariamente por igualdade de gênero e direitos. Através de ações como essa, é possível mobilizar a sociedade e combater esse grave problema social.