A cidade de Arapiraca, em Alagoas, passou a integrar o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), que tem como objetivo garantir direitos básicos como forma de prevenção à criminalidade. A adesão municipal foi formalizada durante o Seminário Nacional de Participação e Adesão ao Pronasci 2, realizado no Palácio da Justiça, em Brasília.
O evento contou com a presença de prefeitos e representantes de municípios brasileiros com altos índices de violência, além do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. O Secretário Municipal de Ordem Pública de Arapiraca, Coronel Enio Bolivar, representando o prefeito Luciano Barbosa, formalizou a adesão e ressaltou a importância de unir forças com o Governo Federal e outros municípios para enfrentar os desafios da criminalidade.
O Pronasci II concentra seus esforços em 163 municípios brasileiros com altos índices de mortes violentas intencionais. O objetivo do Seminário foi ouvir as demandas dessas localidades e articular estratégias eficazes para reduzir os indicadores de violência.
No evento, foram discutidos os temas mais sensíveis relacionados à segurança pública e cidadania, além de apresentar e debater os eixos prioritários do Pronasci e a parceria interministerial. Também foram realizadas oficinas específicas sobre os Centros de Acesso a Direitos e Inclusão Social (Cais), promovidas pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos do Ministério da Justiça (Senad/MJSP) e pelo Pronasci.
Com essa adesão ao programa, Arapiraca busca desenvolver políticas públicas mais amplas para a segurança pública, incluindo a garantia de direitos básicos como educação, cultura e moradia. O Coronel Enio Bolivar agradeceu o apoio do deputado federal Daniel Barbosa nesse processo de adesão.