O Cultura na Praça se destacou por reunir artistas locais e regionais, incluindo sanfoneiros, zabumbeiros, triangulistas e repentistas, promovendo um espaço de interação entre gerações. Em suas edições, a iniciativa não apenas manteve o legado do forrozeiro, mas também incentivou a participação de novos talentos. Desde maio de 2025, quando teve início a programação deste ano, nomes consagrados, como Sirano e Sirino, deram o tom às apresentações, além de proporcionarem um palco aberto para artistas que desejavam mostrar seus talentos.
Outro marco importante do projeto em 2025 foi sua primeira edição itinerante, levando o forró até a Feira da Fumageira, no bairro Primavera, ampliando ainda mais o alcance da proposta. Em uma das edições recentes, o humorista Ed Gama e seu projeto musical “Ed Gama e os Disgramados” também garantiram risadas e animação ao público presente, demonstrando a diversidade de atrações que o Cultura na Praça oferece.
A secretária de Cultura, Lazer e Juventude expressou sua satisfação ao encerrar mais um ano do evento, ressaltando a adesão do público e o papel da iniciativa como um espaço vital para a celebração da cultura nordestina. Ela lembrou ainda que o Cultura na Praça, que se tornou Patrimônio Imaterial de Arapiraca em 2023, é fruto de uma parceria entre a família do falecido Afrísio e a gestão municipal, reforçando a importância das colaborações para a manutenção e expansão desse legado cultural.







