ARAPIRACA – Arapiraca celebra o Dia Mundial do Autismo com ações de conscientização e inclusão para crianças e adolescentes autistas.

Arapiraca se transforma neste mês de abril em um verdadeiro mar de azul, em um gesto de apoio à causa do autismo, que necessita cada vez mais de debates e sensibilização. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma programação especial com diversas ações voltadas para a conscientização sobre o tema e a melhoria dos serviços especializados oferecidos na cidade.

Uma das iniciativas mais destacadas foi o piquenique realizado pelo Espaço Trate, referência para a 2ª Macrorregião de Saúde, destinado à socialização das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), seus familiares e cuidadores. Além disso, uma ação de promoção à saúde e autocuidado para mães atípicas está programada para acontecer no estacionamento do Complexo Multiprofissional no dia 29 de abril.

Profissionais do Centro de Medicina Física e Reabilitação de Arapiraca (CEMFRA) também se envolveram nas atividades da campanha, com destaque para a palestra “Um Caminho para Diversidade e Igualdade” realizada no Campus Batalha do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) em parceria com o grupo MOVEMENTE TEA. Este projeto, que conta com a participação de educadores físicos, psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais, tem como objetivo proporcionar momentos de integração e aprendizado para crianças e jovens autistas.

A campanha Abril Azul vai muito além de conscientizar sobre o autismo. Ela também representa uma luta pela valorização, respeito e inclusão social das pessoas autistas. Arapiraca tem se destacado como uma referência no atendimento a crianças e adolescentes no espectro autista, com o Trate sendo o primeiro espaço público ligado ao SUS destinado a esse público em todo o Brasil.

Com uma equipe multiprofissional dedicada e um tratamento humanizado, a cidade busca oferecer um serviço de excelência aos usuários, contribuindo para tornar a comunidade mais segura e saudável para toda a juventude neurodivergente. A gestão municipal tem trabalhado incansavelmente para garantir um futuro mais inclusivo e acolhedor para todos os cidadãos.

Sair da versão mobile