A abertura do festival no dia 17, na Tenda Cultural Afrísio Acácio, contará com a presença de importantes lideranças quilombolas, além de uma exposição de indumentárias que refletem a rica cultura afro-brasileira. O grupo Pérolas Negras fará uma apresentação cultural que promete encantar os presentes. O evento não se limitará à cultura, já que diversos serviços nas áreas de saúde, educação e assistência social estarão disponíveis, com stands de organizações parceiras como Dismoto, Grupo Coringa, Uninassau e Tio Vieira.
Paralelamente, a Casa da Cultura inaugurará novas exposições que destacarão as produções das comunidades quilombolas de Carrasco e Pau D’Arco, além das obras da artista Ana Araújo, que contarão as histórias e vivências dessas comunidades.
No dia seguinte, 18, o Sesc Arapiraca receberá visitantes para uma galeria de artes com a exposição “Memórias do Inconsciente”, do artista Jhonysson Nobre, além de oficinas de arte. O Teatro Hermeto Pascoal será palco da Mostra Sesc de Cinema, que exibirá filmes celebrando a cultura afro-brasileira.
Na quarta-feira, 19, a Noite Preta reunirá arte, comida e história, com a participação de representantes de terreiros locais. O evento contará com uma roda de conversa com figuras proeminentes da cultura afro-brasileira em Arapiraca e performances das bandas Vibrações e Quiçaça, que encerrarão a noite em grande estilo.
O dia da Consciência Negra, 20, será celebrado no Bosque das Arapiracas, com apresentações de diversos grupos como Brilho da Raça e Afro Ara, além de oficinas de turbantes e uma feirinha de artesanato.
Finalmente, a programação encerrará com uma edição do Desfile Vestir Agreste, que trará a temática “Negritude em Foco”, homenageando a cultura e moda negras. O desfile será realizado na Tenda Cultural Afrísio Acácio, às 17h, consolidando Arapiraca como um espaço de celebração e reflexão sobre a herança cultural afro-brasileira.









